Plano de Aula - Sugestão
Conteúdo: Definição e Consequências dos Logaritmos.
Objetivo Geral: Aplicar o conceito de logaritmos, sua definição e consequências, exercitando suas aplicações para fins de comprovação.
Objetivo Específico:
. Resolver cálculos, consolidando significados das operações fundamentais e construindo novos, em situações que envolvam a definição e consequências dos logaritmos.
Conteúdo Programático e estratégias/Metodológicas
Quando trabalhamos com a definição de logaritmos e suas consequências, apresentamos formas de verificações e resoluções, para fins de comprovações. Sendo que sua resolução é baseada em cálculos e raciocínio operatório, desenvolvido a partir de conceitos e condições já definidas e trabalhadas anteriormente. Para a verificação dessa compreensão irei trabalhar com um jogo (quebra-cabeça), onde eles deverão resolver os logaritmos e ao encontrar a resposta, procurarão a peça correspondente e assim sucessivamente até a montagem final do jogo e descoberta do matemático e suas contribuições deixadas, que estão presentes no material disponibilizado. Com essa atividade, além de verificar a compreensão dos educandos estarei proporcionando a eles um pouco da história da matemática.
Recursos Utilizados: quadro, giz, cola, folhas de ofício e o quebra-cabeça.
1º Momento: Será orientado que os alunos se organizem em duplas e após serão distribuídos os quebra-cabeças para que resolvam os cálculos e encontrem as peças correspondentes.
2º Momento: Para os quebra-cabeças para serem montados, precisam ser resolvidos os cálculos existentes neles, para que a peça com a resposta seja adquirida e assim possa ser montado a jogo.
Obs: Cada quebra-cabeça possui um total de sete peças, sete cálculos e imagens dos principais matemáticos da história.
Albert Einstein - Alemanha
3º Momento. A dupla ao montar o seu jogo terá informações sobre um desses matemáticos, que passarão aos colegas em forma de leitura e o material concluído ficará exposto na sala.
Avaliação: O aluno será avaliado durante o processo de ensino aprendizagem. Serão considerados:
• Na capacidade de formulação de hipóteses e resolução de logaritmos, envolvendo operações matemáticas, a aplicação da definição e consequências dos logaritmos corretamente.
• Participação em aula, na realização de exercícios, cooperação na atividade em dupla e contribuições pessoais.
Bibliografia:
GIOVANNI, José Ruy e José Roberto Bonjorno. Matemática – 2º Grau. Vol 1. Ed. FTD. São Paulo.
SMOLE, Kátia Stocco e Maria Ignez Diniz. Matemática – Ensino Médio. Vol 1. 1ª Série, 5ª edição. Ed. Saraiva, São Paulo:2007.
Sugestões de sites:
www.somatematica.com.br/
www.testonline.com.br/matematic.htm
sites.google.com/site/desmatematicos/
Nenhum comentário:
Postar um comentário