terça-feira, 4 de setembro de 2012

Plano de Aula - Sugestão

Plano de Aula - Sugestão

Conteúdo: Definição e Consequências dos Logaritmos.

Objetivo Geral: Aplicar o conceito de logaritmos, sua definição e consequências, exercitando suas aplicações para fins de comprovação.
Objetivo Específico:
.           Resolver cálculos, consolidando significados das operações fundamentais e construindo novos, em situações que envolvam a definição e consequências dos logaritmos.

Conteúdo Programático e estratégias/Metodológicas
            Quando trabalhamos com a definição de logaritmos e suas consequências, apresentamos formas de verificações e resoluções, para fins de comprovações. Sendo que sua resolução é baseada em cálculos e raciocínio operatório, desenvolvido a partir de conceitos e condições já definidas e trabalhadas anteriormente. Para a verificação dessa compreensão irei trabalhar com um jogo (quebra-cabeça), onde eles deverão resolver os logaritmos e ao encontrar a resposta, procurarão a peça correspondente e assim sucessivamente até a montagem final do jogo e descoberta do matemático e suas contribuições deixadas, que estão presentes no material disponibilizado. Com essa atividade, além de verificar a compreensão dos educandos estarei proporcionando a eles um pouco da história da matemática.

Recursos Utilizados: quadro, giz, cola, folhas de ofício e o quebra-cabeça.
1º Momento: Será orientado que os alunos se organizem em duplas e após serão distribuídos os quebra-cabeças para que resolvam os cálculos e encontrem as peças correspondentes.
2º Momento: Para os quebra-cabeças para serem montados, precisam ser resolvidos os cálculos existentes neles, para que a peça com a resposta seja adquirida e assim possa ser montado a jogo.
Obs: Cada quebra-cabeça possui um total de sete peças, sete cálculos e imagens dos principais matemáticos da história.
Évariste Galois – França Carl Gauss -Alemanha
Isaac Newton – Inglaterra Arquimedes – Grécia
René Descartes – França    Al-Khwarizmi – Pérsia
Euclides – Grécia    Gottfried Leibniz – Alemanha
Henri Poincaré – França     
Pitágoras - Grécia
                                   Tales de Mileto – Grécia
Albert Einstein - Alemanha
Leonhard Euler – Suíça             John Napier

3º Momento.  A dupla ao montar o seu jogo terá informações sobre um desses matemáticos, que passarão aos colegas em forma de leitura e o material concluído ficará exposto na sala.

Avaliação: O aluno será avaliado durante o processo de ensino aprendizagem. Serão considerados:
          Na capacidade de formulação de hipóteses e resolução de logaritmos, envolvendo operações matemáticas, a aplicação da definição e consequências dos logaritmos corretamente.
          Participação em aula, na realização de exercícios, cooperação na atividade em dupla e contribuições pessoais.

Bibliografia:
GIOVANNI, José Ruy e José Roberto Bonjorno.  Matemática – 2º Grau. Vol 1. Ed. FTD. São Paulo.
SMOLE, Kátia Stocco e Maria Ignez Diniz. Matemática – Ensino Médio. Vol 1. 1ª Série, 5ª edição. Ed. Saraiva, São Paulo:2007.

Sugestões de sites:
  1. Matemática - Portal Matemático
www.somatematica.com.br/
  1. testes matemáticos
www.testonline.com.br/matematic.htm
sites.google.com/site/desmatematicos/

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